Uma palestra de Eli Pariser sobre o “filtro invisível”

Publicado em 09/04/2012

Eli Pariser é um ativista político e da internet que lançou seu primeiro livro, O Filtro Invisível – O que a internet está escondendo de você, em 2011 (já fiz a resenha desse livro aqui no blog).

O livro fala da maneira como os grandes sites, em especial o Google e o Facebook, trabalham seus algoritmos para tornar a busca cada vez mais personalizada – mas por trás dessa personalização existe o risco de ficarmos restritos apenas às informações que os algoritmos consideram relevante para nós. É o efeito filtro invisível (filter bubble no original).

Neste vídeo de uma palestra apresentada no TED 2011, Eli Pariser mostra como o Google exibe resultados diferentes na sua primeira página de busca de acordo com o perfil do usuário.

Além de mudar completamente o SEO como conhecemos agora, o efeito filtro invisível ainda pode nos privar de informações que, só porque aparentemente não são do nosso interesse, não deixam de ser extremamente importantes.

O Filtro Invisível está disponível no Submarino ou na Livraria Cultura.

Só pra ilustrar, o post Who Does Facebook Think You Are Searching For? mostra como funciona o algoritmo do Facebook que rankeia seus amigos e determina a relevância do que vai ser exibido no seu feed de notícias. Bem interessante.


Leia mais sobre Comunicação, , , ,


Nenhum comentário para “Uma palestra de Eli Pariser sobre o “filtro invisível””

Deixe um comentário




Seu e-mail não será publicado