Como mostrar a data da última atualização do post no WordPress

Publicado em 08/03/2013

Eu sou contra, muito contra blogs que não exibem a data dos posts. Claro que existem blogs e blogs, e certos conteúdos são atemporais, mas na grande maioria dos casos eu acho essencial deixar claro para o leitor quando aquele conteúdo foi publicado, não importa se estamos falando de notícias, tutoriais ou fofocas. Tive alguns problemas com isso durante o meu TCC e acabei deixando de utilizar muitas referências interessantes por falta de uma informação tão óbvia quanto a data da publicação.

Dependendo do assunto, posts antigos podem ser considerados obsoletos, mas quando são revisados e recebem uma atualização a sua relevância aumenta bastante. Dentro do WordPress a função the_time vai continuar exibindo a data da publicação original. Como resolver isso? Usando a função the_modified_time, que exibe a data da última atualização:

1
Atualizado em <?php the_modified_time('d/m/Y'); ?>

O exemplo acima mostra a data no formato dia/mês/ano. Se quiser usar a tag <time> você pode incluir a data de atualização no formato americano ano-mês-dia:

1
Atualizado em <time datetime="<?php the_modified_time('Y-m-d'); ?>"><?php the_modified_time('d/m/Y'); ?></time>

Ao contrário do que se diz por aí, eu não acredito que omitir a data de publicação de um post seja uma boa técnica de SEO – afinal estamos fazendo sites para pessoas, e não para mecanismos de busca. Além disso o sitemap do seu site vai trazer de qualquer jeito a data da última atualização do seu post, então aqui vale mais revisar o conteúdo antigo de vez em quando para se certificar que aquela informação é útil, e ao mesmo tempo melhorar a experiência do usuário, do que qualquer outra coisa.


Leia mais sobre WordPress, ,


1 comentário para “Como mostrar a data da última atualização do post no WordPress”

Deixe um comentário




Seu e-mail não será publicado