Clay Shirky – Lá Vem Todo Mundo

Desde que eu comecei a pós-graduação passei a consumir um novo tipo de literatura: os livros sobre Comunicação, especialmente os voltados para a cibercultura. E estou adorando o tema.

Em Lá Vem Todo Mundo, o estudioso da Internet e seus efeitos sobre a sociedade Clay Shirky fala (talvez com uma visão um tantinho otimista demais) sobre a criação de grupos que não são controlados por organizações, mas se juntam e agem sobretudo através das ferramentas online – desde a busca por um telefone celular perdido até mobilizações políticas. É uma leitura muito interessante pra todo mundo que está envolvido com a Internet, especialmente com as redes sociais.

Um trechinho muito bom do livro (que nem faz tanto sentido fora do contexto do livro, mas ok) é a citação que Shirky faz a Merlin Mann, um especialista em usabilidade de software, quando este descreve o funcionamento do e-mail:

O e-mail é uma coisa muito curiosa. As pessoas lhe passam essas mensagens individuais pequenininhas que não pesam mais do que um seixo de rio. Mas logo você acumula um monte de seixos mais alto que você e mais pesado do que você jamais conseguiria carregar, mesmo que pretendesse fazê-lo em algumas dezenas de viagens. Mas, para a pessoa que se deu ao trabalho de lhe entregar a pedrinha, parece ultrajoso que você não consiga lidar com aquela coisinha minúscula. “Que ‘monte’? É só uma pedrinha!”

Merlin Mann

Quem nunca se sentiu assim a respeito da caixa de entrada do e-mail numa tarde de sexta-feira que atire a primeira pedrinha xD

Lá Vem Todo Mundo está disponível na Amazon.


última atualização em 27/12/2023 | publicado em 25/04/2012
Link original: https://erikasarti.com/comunicacao/clay-shirky-la-vem-todo-mundo/