Já falei sobre Eli Pariser aqui no blog e sua palestra sobre o filtro invisível. Me interessei pelo assunto e comprei o livro dele, O Filtro Invisível – O que a internet está escondendo de você.
Você é uma pessoa paranóica em relação à sua vida online? Se for, esse livro vai te deixar ainda mais paranóico (aconteceu comigo)!
Eli fala sobre a personalização cada vez maior nos serviços oferecidos por gigantes como o Google e o Facebook. Faça o teste: busque a mesma palavra no Google usando duas contas diferentes (ou até mesmo a mesma conta em dois computadores diferentes, ou duas contas da mesma pessoa no mesmo computador) e o resultado será bem diferente.
Isso porque o Google tenta cada vez mais personalizar os resultados da sua busca com base nas preferências de cada usuário – preferências estas que ele tira de todos os serviços, dos cookies do nosso navegador, e até mesmo da localização geográfica do nosso IP. A mesma coisa acontece com o Facebook, que mostra no feed de notícias as atualizações de amigos que ele considera mais relevantes para nós. O Twitter já anunciou os trending topics personalizados, que alguns usuários já começaram a visualizar desde a semana passada.
A primeira vista pode parecer ótimo, porque a chance de encontrarmos notícias e links que vão nos agradar aumenta, mas essas ferramentas nos privam de uma coisa igualmente importante: das opiniões contrárias à nossa.
Além disso, Eli também fala dos perigos de termos nossos dados pessoais tão expostos assim.
Eu sempre fui preocupada com a questão da privacidade online, e esse livro só reforçou a minha teoria pessoal: se alguma coisa não pode ser dita em voz alta por você, simplesmente não publique em nenhum lugar da Internet e viva tranquilo ;D
O Filtro Invisível é leitura mais que recomendada para todo mundo que trabalha com mídias sociais ou simplesmente é heavy user delas. Compre o livro na Amazon.